terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Curta Doze e Meia realiza sessão escolar de forma mais democrática com açúcar e com afeto

Por Ana Cláudia Vasconcelos - Relatora
em 08/12/2011



A sessão escolar do Cineclube Curta Doze e Meia, a partir do mês de novembro, ficou mais democrática ainda. A novidade é que quem escolhe a temática dos filmes é a instituição de ensino convidada. Foi o que aconteceu com a Escola Estadual Maciel Pinheiro, quando esteve com cerca de 60 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, no dia 22 de novembro, às 15h00, no Centro Cultural dos Correios para assistir aos filmes sobre O Imaginário Brasileiro.

A decisão foi tomada a partir de três opções oferecidas pela curadoria do Curta Doze e Meia: “O Imaginário Brasileiro” (filmes exibidos no mês de agosto), “Nós Valorizamos as Diferenças!” (em setembro) e o “Circuito Tela Verde” (mês de outubro). “Uma forma mais democrática das escolas interagirem com o nosso trabalho, adaptando-o à realidade de cada turma selecionada”, define a cine-educadora, Ruth Pinho, idealizadora do projeto.

“Os filmes do tema Imaginário Brasileiro despertou a curiosidade da maioria dos professores da escola”, justifica a professora de português, Andréa. Esta temática contempla seis curtas nacionais: Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas) (SP), Direção: Victor-Hugo Borges, Animação, 15 min, 2005. O Nordestino e o Toque de sua Lamparina (CE), Direção: Ítalo Maia, Animação, 8 min, 1998.  A menina do algodão (PE), Direção: Daniel Bandeira e Kleber Mendonça Filho, Ficção, 8min, 2002. Pajerama (SP),  Animação, 9min, 2008. Alma Carioca - Um Choro de Menino (RJ)Direção: William CôgoAni, 5 min, 2002. A perna cabiluda (PE). Direção: Beto Normal e Marcelo Gomes, Documentário, 19min, 1997.

Antes de começar a sessão, Washington Machado, representante da Aurora Filmes – Academia de Formação Audiovisual convidou os alunos ali presentes para participarem de um curso sobre cinema digital e fazer parte da cadeia produtiva do audiovisual de Pernambuco. “Basta ser aluno da rede estadual de ensino, ter entre 16 e 24 anos, levar uma declaração da escola, RG, CPF e entrar no site: www.aurorafilmes.org.br para obter mais informações”, explicou.

Em seguida, a cineclubista Amanda Ramos deu às boas vindas a todos e perguntou: “O que é isso? Todo mundo sabe o que é o Imaginário Brasileiro? Ele é mais conhecido como folclore. São as lendas populares, indígenas, os causos que geralmente são repassados de gerações para gerações das famílias brasileiras. Prestem também atenção ao gênero, se é um documentário ou uma ficção”, finaliza. E Ruth Pinho complementa: “observem ainda os créditos, o nome do diretor e da equipe de produção, a temática do filme e a cultura onde ele está inserido”, afinando o alhar do público a respeito da linguagem cinematográfica.

Cada filme mereceu muitas palmas, risos, gritos de medo e até de horror. “Mas quais filmes vocês mais gostaram? Perguntou Ruthinha logo após a sessão.  A estudante do 1º ano, Marcela, se apresentou para falar e disse: O do índio Pajerama. O significado por trás da história me impressionou. Ele não precisou de palavras para dizer que o homem estava destruindo a natureza com o desenvolvimento das cidades, o metrô, o asfalto. Aplausos!

O curta pernambucano A Menina do Algodão me fez voltar à infância, comenta a Professora de Português, Andrea. E a Professora Ana Elisa, de História, acrescentou: “trabalhamos na escola as lendas populares nas aulas de arte”. “Para mim, o filme do índio foi muito criativo ao mostrar a realidade, e o da lenda da Perna Cabiluda, que é muito antiga e vem sendo passada de pai para filho”, conclui a estudante do 1º ano, Mayara Tavares, de 16 anos.

O debate provocou a participação dos estudantes e professores, que muito se identificaram com o tema dos filmes. Para finalizar, foram sorteadas camisas e botons do Curta Doze e Meia. Em seguida, todos foram convidados para conhecer uma das mostras em cartaz até 25 de dezembro, no Centro Cultural dos Correios, intitulada "Pra nunca mais me esquecer", do artista plástico recifense José Paulo, cuja série de obras materializadas na forma de esculturas, painéis, objetos e desenhos se apropriam do universo da escrita, dos tipos gráficos móveis e das tipografias. A pipoca e o pirulito de morango foram entregues na saída com açúcar e com afeto por Ruth Pinho e Amanda Ramos.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Curta Doze e Meia encerra atividades de 2011 com sessão e premiação

Na próxima quinta-feira (29) o Curta Doze e Meia realiza a última sessão do ano e faz a entrega dos kits PÚBLICO, sorteados através do facebook e twitter. Para fechar com chave de ouro a programação de 2011, serão exibidos os vídeos “Mutante”, “A Mulher do Atirador de Facas”, “O Céu de Iracema” e “Não me deixe em casa”. Após a exibição haverá um bate papo descontraído com o público presente. As sessões ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30, com entrada gratuita.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. A realização é da Casa de Produção, Centro Cultural Correios e Governo Federal. Neste mês, o Curta Doze e Meia conta com o apoio da Sambada Comunicação e Cultura e do Cineclube Macaíba.


ASSISTA A NOSSA VINHETA: http://www.youtube.com/watch?v=mejw0uWHmWM&feature=youtu.be

 

CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/CurtaDozeMeia
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia



Vídeos a serem exibidos:

Mutante
(RJ)
Direção: Rossana Foglia e Rubens Rewald
Fic, 2002, 20min

Pedro e Julia moram juntos. Pedro adora os Mutantes; Julia quer ser cantora lírica. Pedro gosta das coisas como estão, mas Julia...


A Mulher do Atirador de Facas (SP)
Direção: Nilson Villas Boas
Fic, 1988, 10min

O amor é uma faca afiada, que fere, corta, zune veloz com o rumo nem sempre preciso.


O Céu de Iracema (CE)
Direção: Iziane Filgueiras
Fic, 2002, 12min

A descoberta do primeiro amor durante uma disputa de pipas, tendo o céu de Iracema como testemunha.


Não me deixe em casa (PE)
Direção: Daniel Aragão
Fic, 2009, 18min

Casal de adolescentes vive momentos de crise quando começa a circular na internet imagens de seus momentos de intimidade na cama.



Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

AMORES
Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de dezembro de  2011
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

domingo, 25 de dezembro de 2011

Resultado - Sorteio Kit PÚBLICO

Parabenizamos aos nossos amigos sortudos e divulgamos o resultado dos sorteios.

No facebook:


No twitter:


A Camila e o Hugo deverão comparecer na nossa próxima, dia 29, às 12h30, portando documento com foto para receber o kit.

Desejamos um Feliz Natal a todo o nosso público parceiro e mais uma vez parabéns aos sortudos! Nos vemos na próxima quinta-feira, às 12h30, na última sessão de 2011!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vinheta do mês de Dezembro - AMORES



Edição: Tuka Maia
As programações do Curta Doze e Meia são realizadas a partir de temáticas mensais. Neste mês de dezembro o tema é "AMORES" e nas sessões o público terá acesso a curtas-metragens de diversos gêneros, períodos e estéticas que dialogam com o amor.

As sessões acontecem todas as quintas-feiras, são gratuitas, sempre às 12h30, no Auditório do Centro Cultural Correios Recife.

Este projeto conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. A realização é da Casa de Produção, Centro Cultural Correios e Governo Federal. No mês de dezembro, o Curta Doze e Meia conta com o apoio da Sambada Comunicação e Cultura e do Cineclube Macaíba.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Sorteio - Kit PÚBLICO - Curta Doze e Meia

Neste final de ano o Curta Doze e Meia irá presentear o público parceiro e amigo com dois lindos kits! Através de um sorteio realizado no nosso twitter e outro no facebook iremos premiar os(as) 02 sortudos(as) com camisas e bottons do projeto. Desejamos sorte a todos os participantes e boas festas!

Como concorrer no Facebook: Tod@s podem participar do nosso sorteio, basta “curtir” a página do Cineclube Curta Doze e Meia no Facebook (https://www.facebook.com/CurtaDozeMeia), acessar a guia "Promoções" e clicar em "Quero Participar". Para confirmar a inscrição, o participante tem que postar no seu mural do Facebook o seguinte link: " http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=22982 "



Como concorrer no Twitter: Basta “seguir” o perfil do @CurtaDozeMeia no Twitter (http://www.twitter.com/CurtaDozeMeia) e dar RT na seguinte frase: "Quero ganhar o Kit Público que o @CurtaDozeMeia está sorteando! [ http://kingo.to/VVY ] #CurtaDozeMeia".






O sorteio acontecerá no dia 25 de dezembro e os resultados serão divulgados através do mesmo endereço eletrônico (twitter e facebook), além deste blog. Os ganhadores irão receber os prêmios na sessão do dia 29 de dezembro.


O amor continua em cartaz no Curta Doze e Meia dias antes do Natal

Sempre com uma programação diferente, neste mês de festas o Curta Doze e Meia continua exibindo vídeos relacionados à temática “AMORES”. Na próxima quinta-feira (22) a sessão será composta pelos curtas “Amar”, “Três Contos de Réis”, “Interlúdio”, “Areia” e “São”.  Após a exibição haverá um bate papo descontraído com a cineasta Maria Pessôa. As sessões ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30, com entrada gratuita.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. A realização é da Casa de Produção, Centro Cultural Correios e Governo Federal. Neste mês, o Curta Doze e Meia conta com o apoio da Sambada Comunicação e Cultura e do Cineclube Macaíba.


CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/CurtaDozeMeia
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia



Vídeos a serem exibidos:

Amar
(RJ)
Direção: Carlos Gregório
Fic, 1997, 23min

Comédia sobre um assunto triste: o amor não correspondido. Frederico, que amava Laura, que amava Joana, que amava Raimundo...


Três Contos de Réis (PE)
Direção: Maria Pessôa
Fic, 2008, 12min

Três Contos de Réis é uma história de amor e traição, de paixão e desejos ocultos, que culmina com um duelo entre duas mulheres que amam o mesmo homem. Duas mulheres, dois desejos, dois sentimentos diferentes, porém com a mesma intensidade. Adaptada de um trecho do romance A Emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela e ambientada no Recife no final do Século XIX.


Interlúdio (RS)
Direção: Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil
Fic, 1983, 08min

Entre um amor desesperado, daqueles que acabam com a louça no chão, e uma paixão romântica, daquelas que parecem que nunca vão acabar, um freqüentador de supermercados tem um caso passageiro com a menina da caixa.


Areia (SP)
Direção: Caetano Gotardo
Fic, 2008, 12min

A areia está um pouco quente. Eu encosto nela com a mão e com as pernas. Nós estamos sentados. Sua bermuda é vermelha. Seu nome. Uma pedra de sal na minha boca.


São (PE)
Direção: Pedro Severien
Fic, 2009, 15min

Lúcio descobre uma carta escrita pelo pai pouco antes dele morrer. O conteúdo da carta é tão perturbador que a sua vida conjugal muda. Ele se deixa envolver numa aura de silêncios e vácuos. Uma nostalgia mórbida traz a tona uma percepção doentia do seu relacionamento com Maria Luisa. Tornam-se incomunicáveis, provocando mútuo desencanto. Os dois iniciam um perigoso jogo de poder.




Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

AMORES
Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de dezembro de  2011
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Amor em foco no Curta Doze e Meia

Nesta quinta-feira (15) o Curta Doze e Meia dá continuidade a temática do mês de dezembro, “AMORES”, e exibe os vídeos “Caso Fechado”, “Rapsódia para um homem comum”, “O Nosso Livro”, “Morango” e “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”.  Após a exibição haverá um bate papo descontraído com o público presente. As sessões ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30, com entrada gratuita.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. A realização é da Casa de Produção, Centro Cultural Correios e Governo Federal. Neste mês, o Curta Doze e Meia conta com o apoio da Sambada Comunicação e Cultura e do Cineclube Macaíba.


CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/CurtaDozeMeia
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia


Vídeos a serem exibidos:

Caso Fechado
(SP)
Direção: Luis D’Mohr
Fic, 2011, 15min

Quando a obsessão se confunde com amor.


Rapsódia para um Homem Comum (PE)
Direção: Camilo Cavalcante
Fic, 2005, 25min

Epaminondas é um funcionário público classe média baixa no início da década de 70. Um homem comum, pai de família, que tem o dia-a-dia cercado por compromissos burocráticos e já não agüenta mais a rotina banal a que está submetido.


O Nosso Livro (RJ)
Direção: Claudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz
Fic, 2005, 15min

Isabel e Roberto não se conhecem, mas trocam bilhetes em livros numa biblioteca, até que descobrem que estão apaixonados.


Morango (SP)
Direção: Érica Moura e Priscila Lima
Fic, 2004, 09min

Passado algum tempo, o que acontece com as promessas de amor?


Noite de Sexta, Manhã de Sábado (PE)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Fic, 2007, 15min

Um casal tenta manter um relacionamento à distância. Um oceano e uma noite os separam.




Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

AMORES
Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de dezembro de  2011
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Curta Doze e Meia tem sessão no feriado

Boa pedida para o feriado da próxima quinta-feira (08) é a sessão do Curta Doze e Meia com o tema “AMORES” e vídeos de diferentes Estados. Na programação os curtas “Amor!”, “O Teu Sorriso”, “A Vida ao Lado”, “Verão”, “Rosa e Benjamin” e “A Vida é Curta”.  Após a exibição haverá um bate papo descontraído com o cineasta Leo Falcão. As sessões ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30, com entrada gratuita.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. A realização é da Casa de Produção, Centro Cultural Correios e Governo Federal. Neste mês, o Curta Doze e Meia conta com o apoio da Sambada Comunicação e Cultura e do Cineclube Macaíba.


CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/CurtaDozeMeia
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia



Vídeos a serem exibidos:

Amor!
(SP)
Direção: José Roberto Torero
Fic, 1994, 14min

Um divertido, mas amargo panorama das muitas e diferentes visões que se pode ter deste sentimento que ocupa corações e mentes.


O Teu Sorriso (RJ)
Direção: Pedro Freire
Fic, 2009, 12min  

Rodrigo e Suzana acabam de começar um namoro. Ele tem 72 anos de idade e ela, 60 anos. Os dois passam o dia na cama, namorando, batendo papo, comendo e rindo.


A Vida ao Lado (DF)
Direção: Gustavo Falcão
Fic, 2006, 12min

Cecília sonha com Ana, mas não tem coragem de se aproximar dela. Ana tenta conquistar Alberto, que pensa simplesmente em se matar. Num dia decisivo, três vizinhos passam a dividir a mesma experiência: o amor.


Verão (CE)
Direção: Bárbara Cariry
Fic, 08min, 2009

É verão. O amor adormecido desperta na doce carícia da chuva. Os namorados estão iluminados pela mocidade. Ah! Que esta estação quente te seja propícia com seu corpo de diamantes.


Rosa e Benjamin (SP)
Direção: Cleber Eduardo e Ilana Feldman
Fic, 2009, 15min

Um casal de muitos anos em uma casa no Jabaquara. Um novo vizinho, desconfiança, notícias de um prédio novo, acidente na vizinhança. O casal na casa e a casa na cidade.


A Vida é Curta (PE)
Direção: Leo Falcão
Fic, 2008, 20min

Um homem decide ir à cidade grande para reconquistar o amor de sua vida. Mas ele só tem 15 minutos pra isto.



Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

AMORES
Dias 01, 08, 15, 22 e 29 de dezembro de  2011
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com