terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cineclube Curta Doze e Meia retoma atividades no Centro Cultural Correios Recife


As sessões são abertas ao público com exibição de vídeos nacionais seguidas de debates

Retomando suas atividades abertas ao público a partir do mês de novembro, o Cineclube Curta Doze e Meia continuará promovendo sessões semanais de cinema compostas por curtas e médias-metragens nacionais no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife. As exibições gratuitas são programadas através das mais variadas temáticas e neste mês de novembro o tema será “Rutílio está aqui!”. É uma homenagem a um dos principais profissionais do cinema pernambucano: o ator, produtor e diretor de elenco Rutílio de Oliveira. O artista faleceu em agosto deste ano e nas sessões o público terá acesso a vários vídeos que contaram com a sua participação nas mais diversas áreas.

Para iniciar a programação, na próxima quinta-feira (01), a partir das 12h30, serão exibidos os vídeos “Quer tapioca com manteiga, freguesa?”, “That's a Lero Lero”, “Cachaça” e “Simião Martiniano - o camelô do cinema”. Após a exibição haverá um bate-papo descontraído com os cineastas Marcelo Pinheiro, Henrique Amaral, Clara Angélica  e outros profissionais que trabalharam com o homenageado.

Rutílio de Oliveira, ou simplesmente Tia Rute, como era carinhosamente chamado entre os amigos, trabalhava com arte desde 1977 e em seu currículo destacam-se, entre outros, “O Baile Perfumado”, “Baixio das Bestas”, “Pedra do Reino (TV Globo)”, “Lula, o filho do Brasil” e “Febre do Rato”.

O Curta Doze e Meia conta com o patrocínio dos Correios, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização da Arrecife Produções e conta com o apoio do Centro Cultural Correios, da Opa!Caroé e da Sambada Comunicação e Cultura.

  
Vídeos a serem exibidos:

Quer tapioca com manteiga, freguesa?

Direção: Henrique Amaral
Exp, 1985, 15min

Registra a última apresentação do musical ''Muito pelo Contrário'', escrito e dirigido por João Falcão, em 1982, no Teatro de Santa Isabel, no Recife, unido a um segundo momento, experimental, onde, numa manhã na praia do Carmo, Olinda, vê-se um banho de mar onde um ''herói'' salva a ''heroína'' do excesso de sargaços em seu biquini e três ''anjinhos'' fazem a cabeça de um hippie machão, maquiando-o e com isso buscando embelezar sua mente. Todas as imagens foram realizadas em 1982.


That's a Lero Lero
Direção: Amin Stepple e Lírio Ferreira
Fic, 1994, 16min

Reconstituição da histórica passagem do cineasta Orson Welles pelo Recife durante a Segunda Guerra Mundial.


Cachaça
Direção: Adelina Pontual
Fic, 1995, 13min

Num bar no centro da cidade, dois homens fazem uma aposta: ver quem aguenta tomar mais cachaça. A noite transcorre com suas revelações e seus personagens. Os primeiros raios de sol revelarão o vencedor.


Simião Martiniano, o camelô do cinema
Direção: Clara Angélica e Hilton Lacerda
Doc, 1998, 14min

Documentário que usa a ficção para falar sobre cinema, na perspectiva de um cineasta-camelô alagoano, radicado em Pernambuco desde a década de 50.


Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia
“Rutílio está aqui!”
Dias 01, 08, 22 e 29 de novembro de  2012
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9873-3576 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com 

Arte Gráfica: Felipe Caroé

Arte Gráfica: Felipe Caroé