segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Folclore, maracatu e poesia no Curta Doze e Meia


Na próxima quinta-feira (24) o Curta Doze e Meia mergulha na cultura pernambucana e exibe na tela o nosso folclore e ritmos. A programação faz parte da temática de fevereiro, destacando os vídeos realizados pela produtora Página 21. A sessão é composta pelos curtas “Filhos de Jurema”, “Samba de Veio”, “Naná e os Maracatus” e “Vale dos Poetas”. Após a exibição haverá um bate papo descontraído com produtores da empresa. A atividade começa às 12h30 no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, com entrada gratuita.

O Cineclube Curta Doze e Meia é uma realização do Centro Cultural Correios – CCC Recife através da iniciativa de cineclubistas de Pernambuco - que já desenvolvem atividades com exibição de filmes em diferentes regiões do Estado – com o apoio da Página 21, Coletivo NegoBom e Ministério da Cultura Representação Regional Nordeste. O cineclube funciona quinzenalmente, nas segundas e últimas quintas-feiras de cada mês.

Sobre a Produtora: A Página 21 surge em 1999, inicialmente como uma revista eletrônica com reportagens e artigos sobre cultura, esportes, política e meio ambiente. Em doze anos de atividade, a empresa realizou mais de 40 produtos audiovisuais, entre filmes e vídeos, tanto ficções como documentários, tendo levado a cultura pernambucana para estados de todas as regiões brasileiras. Além disso, oferece oficinas de audiovisual para professores e adolescentes, sejam ouvintes ou surdos.


ASSISTA A NOSSA VINHETA: http://www.youtube.com/watch?v=SzxWkEcaQqE


CONECTE-SE:
Twitter: http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-Curta-Doze-e-Meia/174917149187309
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia


Vídeos a serem exibidos:

Filhos de Jurema

Direção: Marcílio Brandão
Doc, 21min, 2003

Pernambuco é conhecido, no país, como a "terra do frevo e do maracatu". Esquecido dos divulgadores está o Caboclinho, manifestação cultural de muito vigor em diversos municípios, a exemplo do Recife, Escada, Cabo, Goiana e Camaragibe, onde está a maior concentração. Trata-se de uma "brincadeira" carnavalesca que tem, inclusive, como o Maracatu, um caráter religioso.



Samba de “Veio”
Direção: Marcílio Brandão
Doc, 21min, 2003

O samba de "véio", desconhecido do país, é mais uma modalidade dos ritmos afro-brasileiros. Aproximado ao samba de roda, este ritmo é expressão cultural da população da Ilha de Massangano, formada por pescadores e lavadeiras, em pleno rio São Francisco, Petrolina. As batidas rápidas nos tambores geram uma dança frenética e contagiante, única no Brasil.


Naná e os Maracatus
Direção: Marcílio Brandão
Doc, 28min, 2004

Mostra desde os ensaios do músico Naná Vasconcelos regendo duzentos batuueiros de nações de maracatus do Recife até a celebração de abertura do carnaval do Recife em 2003, juntando a batida do maracatu com a música de de Villa-Lobos.


Vale dos Poetas
Direção: Marcílio Brandão
Doc, 21min, 2003
A poesia flui em abundância no sertão do Pajeú sob a forma de versos, cordéis, canções e cantorias. A São José do Egito, conhecida como a capital da poesia, cidade natal de Lourival Batista, acorrem poetas de toda a região onde se exibem em feiras, bares e praças.



Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

Dias 10 e 24 de fevereiro de 2011
Duas quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) /  (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário