quinta-feira, 30 de junho de 2011

Programação completa - "Dança e Cia."



Programação do mês de Julho com o tema “Dança e Cia.


Dia 07

Figuras da Dança – HULDA BITTENCOURT
Direção: Inês Bogéa e Sérgio Roizenblit
Concepção: Iracity Cardoso e Inês Bogéa
28min, 2009, doc

Fundadora da Cisne Negro Cia. de Dança, em 1977, Hulda Bittencourt tem uma longa trajetória na dança. Atuou como bailarina, coreógrafa, professora, fundadora de escola e companhia de dança. Entre seus trabalhos, destaca-se a montagem anual de O Quebra-Nozes, que em 2008 chegou a 25ª temporada seguida. Sua personalidade forte e determinada fez história na dança do Brasil.


Súbito (PE)
Direção: Breno César
06min, 2009, videodança

O vídeo tem como partida as superfícies e fluidos, experimentando outras propriedades a partir da vivência do diretor Breno César com as questões que têm motivado as criações da Cia. Etc.: a pele e uma movimentação que tem nas articulações o foco gerador do movimento. Propondo laboratórios para chegar a um resultado em que além do diálogo com o vídeo, pudesse utilizar um outro elemento, que foi a água.


Maxixe (PE)
Direção: Breno César
10min, 2010, videodança

A sensualidade, a comicidade e o exagero são alguns dos elementos utilizados para a construção dessa videodança, que teve o ritmo do Maxixe como mote inspirador para sua narrativa. O trabalho imprime um movimento circular contínuo entre as personagens, que contamina os corpos em seu entorno, transeuntes do Mercado de São José, no centro do Recife.



Bokeh (PE)
Direção: Breno César
05min, 2010, videodança

Em um espaço escuro, quatro corpos em movimento interagem e emanam pontos de luz, num efeito bokeh (áreas fora de foco e distorcidas por meio da lente). Uma dinâmica fluida, composta por pontos luminosos que originam, alternam e compartilham energia, criando um intenso campo magnético. Trata-se da imersão de indivíduos em uma relação em cadeia, que metaforiza as transformações de energia, decorrente do estado corpóreo do próprio sujeito como matéria em diálogo entre si e com o ambiente.


Suspiro (PE)
Direção: Marcelo Sena
05min, 2011, videodança

Uma breve confissão, a partir das vivências relacionadas à construção da própria identidade sexual e de alguns outros. Sexo, gênero e desejo foram estímulos presentes no processo de criação. Este vídeo é um dos resultados de Marcelo Sena na conclusão da pós-graduação em Dança pela Faculdade Angel Vianna/Recife, em março de 2011.


Dia 14

Canteiro de Obras
Direção: Inês Bogéa e Sergio Roizemblit
Concepção: Iracity Cardoso e Inês Bogéa
53min, 2009, doc

Este documentário apresenta um olhar sobre o processo de trabalho da São Paulo Companhia de Dança em seu segundo ano de atividades. Nesta edição, o espectador conhece um pouco mais sobre os bastidores do teatro, como é seu funcionamento, as coxias, a iluminação, o dia a dia dos técnicos, a sala de ensaio e as expectativas, alegrias e dificuldades dos bailarinos em uma companhia de repertório.


Dia 21

Figuras da Dança – LUIS ARRIETA
Direção: Inês Bogéa e Sergio Roizenblit
Concepção: Iracity Cardoso e Inês Bogéa
27min, 2009, doc

Luis Arrieta nasceu em Buenos Aires e chegou ao Brasil, em 1974, a convite de Marilena Ansaldi para integrar o Ballet Stagium. Ao longo de mais de 40 anos de trajetória como bailarino, coreógrafo e diretor artístico constituiu uma das mais destacadas obras na arte da dança produzida no Brasil. Com quase uma centena de coreografias, teve papel decisivo na história de importantes companhias, como o Balé da Cidade de São Paulo e o Balé Teatro Castro Alves, de Salvador. Ocupou por duas vezes o posto de diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo e foi um dos fundadores e diretor artístico do Elo Ballet de Câmara Contemporâneo, de Belo Horizonte.


A Arquitetura do Corpo (MG)
Direção: Marcos Pimentel
21min, 2008, doc

Os bailarinos e suas formas. Suas dores. Seus sonhos...



Aminióptico (PE)
Direção: Oscar Malta
07min, 2002, videodança


Dia 28

Figuras da Dança – RUTH RACHOU
Direção: Inês Bogéa e Sergio Roizenblit
Concepção: Iracity Cardoso e Inês Bogéa
28min, 2009, doc

Uma das artistas fundamentais da dança moderna no Brasil, Ruth Rachou iniciou sua carreira no histórico Ballet do IV Centenário (1954) e influenciou toda uma geração da dança. Tem uma extensa carreira profissional como bailarina, coreógrafa e professora. Como atriz, participou de filmes produzidos pelos estúdios da Vera Cruz, e dançou no balé da TV Record. No Brasil, foi responsável pela disseminação de algumas dessas técnicas de dança moderna americana e, em 1972, abriu o Espaço de Dança Ruth Rachou, que, além de aulas regulares de técnicas de dança moderna e pilates, é um lugar de reflexão e diálogo sobre as artes cênicas.


Raio X (RJ)
Direção: Cavi Borges e Paulo Azevedo
13min, 2009, doc

O processo de criação do espetáculo da Cia Membros de Danças.



Duo Elo (PE)
Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas
13min, 1992, videodança

A coreografia – parte do espetáculo Heptágono (1991 Recife/PE) – é inspirada na relação amorosa entre duas pessoas, entre dois pontos, utilizando o dilema do ser que ama e do ser que é amado. A linguagem do conflito: o homem X a mulher, o preto X o branco, a paixão X a razão, a fuga X a necessidade. Essa relação de conflito é interpretada por Maria Eduarda Gusmão, de cor branca, representando a mulher, e por Robson Duarte, bailarino negro, representando o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário