terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mitos e tradições na última sessão de agosto do Curta Doze e Meia

Mitos e tradições nordestinas e cariocas encerram a temática do mês de agosto do Curta Doze e Meia, que apresenta na próxima quinta-feira (25) os vídeos “O Baque da Zabumba Centenária contra o Tic-Tac do Tempo”, “Alma Carioca - Um Choro de Menino”, “Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite?”,  “São Cosme Damião”e “Leão de Ouro – Manobras e Evoluções”. Após a exibição haverá um bate papo descontraído com Genaldo Barros, Luca Barreto e representantes do Ponto de Cultura Coco de Umbigada. As sessões do Curta Doze e Meia ocorrem todas as quintas-feiras no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30 e entrada gratuita.

Este projeto conta com o patrocínio dos Correios e o apoio do Coletivo NegoBom e da Regional Nordeste do Ministério da Cultura. A realização é da Casa de Produção, Centro Cultural Correios e Governo Federal. No mês de agosto, o Curta Doze e Meia conta com o apoio do Cineclube Macaíba.


ASSISTA A NOSSA VINHETA: http://www.youtube.com/watch?v=TghtQpqTehU


CONECTE-SE CONOSCO:

Twitter:
http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-Curta-Doze-e-Meia/174917149187309
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia



Vídeos a serem exibidos:

O Baque da Zabumba Centenária contra o Tic-Tac do Tempo
(PE)
Direção: Genaldo Barros
Doc, 15min, 2008

Documentário-despedida do homem que, até os 103 anos de idade tocou seu instrumento. Revela o legado de amizade, simplicidade e resistência do zabumpeiro 'Mané Rita', tendo como pano de fundo a sobrevivência da tradição secular das bandas de pífanos do interior do nordeste. O documentário é uma das 40 histórias transformada em filme através do projeto Revelando os Brasis III; rodado em Iati, no agreste pernambucano.


Alma Carioca - Um Choro de Menino (RJ)
Direção: William Côgo
Ani, 5 min, 2002

História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro na década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.


Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite? (RJ)
Direção: Andrés Lieban
Ani, 6 min, 2005

Baseado em um mito de criação dos índios brasileiros, esta animação nos leva à idade dos sonhos, onde os objetos tinham vida e onde a noite vivia aprisionada em um coco que pertencia à Cobra Grande - uma terrível feiticeira.


São Cosme Damião (PE)
Ponto de Cultura Coco de Umbigada
Doc., 2min., 2011


Leão de Ouro – Manobras e Evoluções (PE)
Direção: Luca Barreto
Doc, 21min, 2011

Documentário que mostra as manobras e evoluções do maracatu rural, tanto na Sambada, como no Carnaval. O Maracatu Leão de Ouro de Condado, apesar de jovem, já chegou a Categoria Especial da Passarela do Carnaval do Recife, se mantendo nesta categoria com o Terceiro Lugar no desfile do Carnaval de 2011. Com muita garra e dedicação, a família do Mestre Biu Alexandre e seus parceiros da Cultura vão mantendo vivo esse rico brinquedo popular.


Serviço:

"IMAGINÁRIO BRASILEIRO"

Dias 04, 11, 18 e 25 de agosto de 2011
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário