terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tema “Nós Valorizamos as Diferenças!” movimenta a sessão escolar de setembro do Curta Doze e Meia

Por Ana Cláudia Vasconcelos - (Relatora)
em 22/09/2011 



A sala lotou rapidamente para a sessão escolar do Curta Doze e Meia deste mês. Os estudantes do Colégio Estadual Martins Júnior, do bairro da Torre, e ainda os alunos do Programa Jovem Aprendiz, do SENAC Recife ocuparam os 70 lugares do auditório do Centro Cultural Correios, nesta terça (20), a partir das 15h. Quem ia chegando atrasado, sentava no chão mesmo ou esperava em pé a produção do projeto, que no final do primeiro curta providenciou cadeiras avulsas para acomodar os excedentes. Foram exibidos quatro filmes, cujos conteúdos audiovisuais refletiam várias formas de ver o tema “Nós Valorizamos as Diferenças!”.

O primeiro vídeo da sessão, o documentário “Criaturas que nasciam em segredo” (21min/SP), de Chico Teixeira, desde o início prendeu a atenção de todos. Intercalando com narrações e imagens históricas, o curta retrata a vida de cinco anões, entre eles alguns com depoimentos bem humorados que arrancaram sorrisos da plateia em diversas passagens do filme.

O curta “O Resto é Silêncio” (23min/RJ) de Paulo Halm agradou de cara o público estudantil, que sinalizou seu contentamento com aplausos calorosos durante alguns segundos, após o término do filme. O roteiro conta a história de dois jovens surdos, que resolvem se conhecer melhor e demonstram um para o outro seus gostos pela música e formas de diversão num percurso criativo – que, diga-se de passagem, impressionou a todos - até chegarem ao momento da conquista e do namoro propriamente dito. O filme é todo falado em Libras, a língua brasileira de sinais, e interpretado por atores surdos.

O documentário pernambucano “Até onde a Vista Alcança” (20min), de Felipe Peres Calheiros também despertou a atenção da plateia de adolescentes, ao retratar com belíssima fotografia o sonho de conhecer o mar dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim. Mas o filme que mais emocionou a todos foi o documentário “Retratos” (18min), de Leo Tabosa e Rafael Negrão, que mostra a vida de 06 travestis felizes e incluídos socialmente, cujas atividades profissionais estão desvinculadas da prostituição em Pernambuco. “A gente sempre acha que o jardim dos outros é mais bonito. Ainda há uma resistência muito grande da sociedade que se diz evoluída em aceitar suas diferenças”, assegura o instrutor de cidadania do SENAC Recife, Lenilson Nunes. Seguem-se muitos aplausos!

A ficha foi caindo aos poucos, mas logo depois do depoimento do professor Lenilson, de repente dois estudantes se ofereceram para compartilhar suas opiniões com o público presente: “refleti se estamos incluindo nossos amigos realmente, observou Christian, 17 anos, aluno do Colégio Estadual Martins Júnior. Um levante de euforia foi a resposta da plateia que ora aplaudia, ora brincava um com o outro como se indagasse se incluíam ou não seus amigos por serem eles mesmos. Para finalizar, a estudante de Cidadania do SENAC Recife, Laura Andrade, 16 anos, arremata a discussão ao comentar: “percebi que cada pessoa entrevistada se aceitou antes de se inserir na comunidade”. O sorriso no rosto expressou a troca e o aprendizado proporcionados pela vivência.

Depois do debate foram sorteadas camisas do cineclube Curta Doze e Meia e todos os alunos foram convidados para fazer uma turnê de visitação às salas de exposição de arte, instaladas no Centro Cultural Correios. Antes de voltar para o ônibus, foram distribuídos sacos de pipoca e pirulitos de morango para todos.


Filmes exibidos:
 

Criaturas que nasciam em segredo (SP)
Direção: Chico Teixeira
Doc, 21min, 1995

Partindo do universo dos bufões, pessoas marcadas desde a Antigüidade pelo estigma de garantir a diversão dos outros, o documentário retrata a vida de cinco anões que moram na cidade de São Paulo.


O Resto é Silêncio (RJ)
Direção: Paulo Halm
Fic, 23min, 2003

Lucas, adolescente surdo, vive isolado, voltado para livros e poesia. Até o dia em que conhece Clara, também surda. A partir desse encontro, a vida de Lucas mudará completamente. O filme é todo falado em Libras, a língua brasileira de sinais, e interpretado por atores surdos.


Até Onde a Vista Alcança (PE)
Direção: Felipe Peres Calheiros
Doc, 20min, 2007

Em 2005, a partir de uma reunião dos membros da Associação Quilombola do Sambaquim e Riachão do Sambaquim, surgiu a idéia de unir esforços em busca de um sonho coletivo. Um bingo para alugar um ônibus. Uma viagem para alcançar um sonho.


Retratos (PE)
Direção: Leo Tabosa e Rafael Negrão
Doc, 18min, 2010

Retratos conta a história de 06 travestis que desempenham diferentes atividades profissionais desvinculadas da prostituição no Estado de Pernambuco. O vídeo mostra como a vida de cada um deles pode ser tão comum quanto à de qualquer outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário