domingo, 28 de novembro de 2010

Mês da literatura no Curta Doze e Meia

No próximo final de semana o bairro do Recife será invadido pela FreePorto, uma festa literária irreverente que movimenta escritores de todo o Brasil em prol da literatura visceral. Seguindo este movimento, o Cineclube Curta Doze e Meia inicia nesta quinta-feira (02) a temática “A Letra, o Artista e o Movimento”, onde serão exibidos curtas-metragens que apresentam o universo literário de várias regiões do país.

Na programação estão os vídeos Portinholas (ES), Inventário de rapina (SP), Recife de dentro pra fora (PE) e Clandestina felicidade (PE). Após a sessão haverá um bate papo descontraído com a cineasta Kátia Mesel. As exibições do Curta Doze e Meia ocorrerão nas primeiras quintas-feiras do mês, no auditório do Centro Cultural Correios – CCC Recife, sempre às 12h30 e entrada gratuita.

O Cineclube Curta Doze e Meia é uma realização do Centro Cultural Correios – CCC Recife através da iniciativa de cineclubistas de Pernambuco - que já desenvolvem atividades com exibição de filmes em diferentes regiões do Estado – com o apoio do Coletivo NegoBom e do Ministério da Cultura Representação Regional Nordeste.


CONECTE-SE:  

Twitter: http://twitter.com/curtadozemeia
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-Curta-Doze-e-Meia/174917149187309
Perfil no Orkut: Cineclube Curta Doze e Meia
YouTube: http://www.youtube.com/user/curtadozemeia


Vídeos a serem exibidos:

Portinholas
(ES)
Direção: 150 alunos da rede municipal de ensino de fundamental de Vitória – ES
Ani, 07min, 2003

Maria Luiza, uma adolescente de 14 anos, descobre no livre "Portinholas" e nos quadros de Portinari o encantamento da vida e do mundo da arte.

Inventário de rapina (SP)
Direção: Aloysio Raulino
Fic, 27min, 1986

Utilizando texto, relato e música do poeta Cláudio Willer, o filme registra impressões do Brasil dos anos 1980, podendo ser definido como um drama intimista patriótico.

Recife de dentro pra fora (PE)
Direção: Kátia Mesel
Doc, 15min, 1997

Documentário poético sobre o rio Capibaribe, inspirado no poema “Cão sem Plumas” de João Cabral de Mello Neto. Mostra os diversos aspectos do rio, do mar, da natureza e da cidade com sua miséria, seus pescadores e sua esperança.

Clandestina felicidade (PE)
Direção: Beto Normal e Marcelo Gomes
Fic, 15min, 1998

A infância da escritora Clarice Lispector: seu amor pelos animais e sua paixão pelos livros. O filme reúne alguns contos/crônicas de quando criança na cidade do Recife (nordeste do Brasil) na década de 20. Olhar curioso, perplexo, e descoberta do mundo na menina Clarice.


Serviço:

Cineclube Curta Doze e Meia

Dias 02, 09 e 16 de dezembro de 2010
Todas as quintas-feiras do mês, às 12h30
ENTRADA GRATUITA

Auditório do Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife

Informações: (81) 9223-2182 (Ruth Pinho) / (81) 9950-0166 (Amanda Ramos)
curtadozemeia@gmail.com
http://curtadozemeia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário